Nesta quinta-feira (13), durante o Conselho Técnico do Campeonato Baiano 2025, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) anunciou que o calendário estadual da próxima temporada contará com uma nova competição, que irá premiar o campeão com uma vaga na Copa do Brasil de 2026.
O torneio envolverá clubes da Série A e Série B do Baianão e tem início marcado para 15 a 20 dias após o término da primeira fase do Campeonato Baiano de 2025. O novo torneio ainda não possui um nome já que a FBF ainda busca investidores e patrocínios visando a realização do torneio.
Em conversa com o Bahia Notícias, Ricardo Lima, presidente da FBF, comentou que a ideia surgiu para dar mais tempo de calendário para as equipes baianas.
“A ideia surgiu após analisarmos o calendário. A fase classificatória do Baianão compreende 40 dias aproximadamente. Então, pensamos em uma estratégia para que esses atletas pudessem ter empregabilidade durante os próximos meses. A gente tenta trazer um novo produto, com uma modelagem bacana, buscando parceiros e investidores para podermos fazer mais uma competição com 12 ou 13 datas para que esses clubes tenham mais calendário do que os 40 dias da 1ª fase do Baianão”, comentou Ricardo Lima.
O presidente da FBF também explicou que a nova competição não se trata da antiga Copa Governador do Estado.
“A Copa Governador do Estado era uma competição de 2° semestre onde só dava para a Série D e há oito anos não fazemos. Essa competição é nova e que dará vaga a Copa do Brasil e que envolverá mais equipes”, afirmou Ricardo.