Artista plástico Iraraense realizará Exposição da Coleção de Pintura “As Cores no Cangaço” em Salvador   

A capital baiana receberá, no período de 05 a 15 de outubro de 2023, a Exposição da Coleção de Pinturas “As Cores no Cangaço”, do artista João Martins, O Poeta da Cor. As obras, desenvolvidas a partir de pesquisa realizada em obras de diversos historiadores, retratam uma importante parte na nossa história e cultura nordestina.  

A exposição, que acontece na Sala Carlos Bastos, no Teatro Módulo, apresenta o lado humano e antropológico do cangaceiro, com seus hábitos e costumes, roupas e utensílios, tudo dentro de uma estética visível, que sempre lhe conferiu uma imagem forte e colorida.  

“É a partir desse sentimento poético, inspirado no Cangaço, que procurei mostrar o aspecto figurativo do Sertão de sempre, tanto histórico, quanto festivo, numa linguagem colorida e alegre, entre bandeirolas, sanfonas e mandacarus, que compõem o bonito e típico cenário da Caatinga, com suas frutas e passarinhos”, destaca João Martins. 

As obras retratam esse universo do cangaceiro, homens comuns que insurgiram contra a opressão, os latifúndios, a injustiça social, a dura realidade do Sertão nordestino, por volta da primeira metade do século XX, e mostra, em especial, o líder do bando, o corajoso alfaiate Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, que era um caboclo astuto e emblemático e um homem ligado às Artes, que tinha bom gosto, criatividade e um estilo próprio nas costuras e bordados, roupas e utensílios, figuras e símbolos, tudo com muito apuro estético, que era seguido pelo seu bando.  

Quem visitar a exposição vai poder conferir ainda a presença marcante de Maria Bonita, a musa e companheira de Lampião, que foi a primeira mulher a entrar no bando e uma figura notável no Cangaço. Além de bonita, ela era também muito vaidosa, gostava de joias, enfeites e perfumes. Tão valente quanto afeiçoada, submissa e empoderada, entrou para a História como a Rainha do Cangaço.  

A coleção apresenta esse outro lado dos temíveis Cangaceiros, que eram também vaidosos, gostavam de festas, de dançar, e demonstravam muita religiosidade, apesar do banditismo rural que amedrontava os fazendeiros e todo o povo sertanejo.  

“É esse meu contexto artístico e onírico sobre o Cangaço, que apresento nessa exposição com todas as cores da minha Poesia”, acrescenta o artista João Martins.  

 A Exposição da Coleção de Pinturas AS CORES NO CANGAÇO, de João Martins, acontecerá na Sala Carlos Bastos, Teatro Módulo, Avenida Magalhães Neto, 1177, Pituba, Salvador/BA, de 05 a 15 de outubro de 2023. 

Folder As Cores do Cangaço João Martins 

  

Redes Sociais de João Martins: 

www.joaomartins.art.br 

– Instagram: @joaomartinspoetadacor 

-Facebook: joao.martins 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights