O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, encaminhou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que propõe um aumento de 4% no valor das contribuições do Planserv, o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais. 

No entanto, a proposta foi analisada pelo deputado estadual Tiago Correia, que afirmou: “Dá com uma mão e tira com a outra”. O deputado se refere ao fato de que, ao mesmo tempo em que o governador propõe um reajuste linear 4% –, que segundo as categorias, não repõe as perdas salariais –, agora foi apresentada a proposta de aumento do Planserv. 

Para Tiago Correia, o aumento do Planserv seria uma forma de compensar o aumento salarial, fazendo com que os servidores paguem a mais pelo próprio benefício de saúde. Ele defende que o governo deveria encontrar outras formas de financiar o plano de saúde dos servidores, em vez de onerá-los ainda mais, já que nos últimos anos houve incremento de arrecadação do Estado. Em 2022, o Estado arrecadou 93,1 bilhões, enquando em 2021 o valor foi de R$ 83,5 bilhões. 

O deputado ainda ressaltou que a proposta de aumento do Planserv também pode prejudicar aqueles servidores que já têm dificuldades financeiras para arcar com as contribuições atuais. Ele acredita que o governo deveria buscar formas de tornar o plano de saúde mais acessível para todos os servidores, e não apenas para aqueles que podem arcar com um aumento nas contribuições. 

A proposta de aumento do Planserv agora será analisada pela Assembleia Legislativa, e ainda não há previsão para a votação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights