Maior partido da Câmara dos Deputados, com 96 parlamentares, o PL encaminhou à mesa diretora da Casa um pedido de cassação do mandato de André Janones (Avante). A iniciativa ocorre após a divulgação de áudios nos quais o parlamentar pede parte do salário de assessores para bancar despesas pessoais e fazer caixa para campanhas eleitorais.
O pedido de cassação, apresentado nesta terça-feira (28), será encaminhado pela presidência da Câmara ao Conselho de Ética, que deverá avaliá-lo. O presidente do conselho, o deputado baiano Leur Lomanto Junior (União), afirmou: “Vou aguardar chegar a representação no conselho e seguir o rito legal”, disse ao Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.
Leur designará um relator, que poderá emitir parecer pela instauração ou pelo arquivamento do processo. A última deputada cassada por meio do Conselho de Ética foi Flordelis, em 2021, condenada por envolvimento no assassinato do marido. Este ano, Deltan Dallagnol também perdeu o mandato, mas por decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Sem saber que estava sendo gravado, Janones disse como pretendia gastar o dinheiro oriundo da remuneração de servidores públicos: “Casa, carro, poupança e previdência”, revelou em áudio obtido pela reportagem. O deputado recebeu 238 mil votos e foi o segundo parlamentar mais votado de Minas Gerais em 2022.