Para dar mais credibilidade à farsa, imagens de crianças machucadas também foram utilizadas.
A falsa notícia de que uma van branca com três pessoas a bordo estaria sequestrando crianças tem circulado nas redes sociais nos últimos dias, gerando pânico e desinformação em diversas cidades do país. No entanto, ao analisar os fatos, é possível perceber que se trata de um boato sem fundamento.
Um dos principais indícios da inveracidade da informação é que a suposta van teria sido avistada em cidades com mais de 1000 km de distância entre si, em estados diferentes, em um curto período, um feito praticamente impossível.
A história sobre o sequestro varia a cada novo relato: ora a van é uma Ducato, ora uma Peugeot Expert; ora o crime ocorreu em Sergipe, ora na Paraíba. Na Bahia, o suposto veículo já teria sido visto no distrito de Humildes, em Feira de Santana, Rui Barbosa e Candeias.
Além disso, a falta de provas concretas, como ocorrências policiais ou testemunhos confiáveis, reforça a tese de que o boato não se baseia em fatos reais. Para dar mais credibilidade à farsa, imagens de crianças machucadas também foram utilizadas.
O compartilhamento de informações falsas tem grande consequências. É fundamental verificar a veracidade de um conteúdo antes de compartilhá-lo nas redes sociais.
ASSISTA