Moradores da Rua Rui Barbosa, que faz esquina com a rua conhecida como entrada do Cruzeiro, zona urbana da cidade de Irará, vive sob tensão constante, isso porque, estão temerosos que ocorra um acidente com a rede elétrica de alta e baixa tensão que passa praticamente por cima de alguns telhados de casas da localidade.

João, morador da localidade a mais de 42 anos, disse a reportagem que, há meses atrás, durante um vento forte, a rede de alta tensão partiu, foi um barulho muito forte, todos ficaram em pânico, sem saber o que fazer; ligaram para a Coelba e a atendente disse para ninguém sair de dentro de casa que iria mandar uma equipe ao local. De fato, minutos mais tarde aparecem prepostos da Coelba e fizeram emenda no fio que havia partido e foram embora. Moradores achavam que o serviço era provisório e que iriam voltar para trocar a rede que passa sobre as casas levando sérios riscos aos moradores, porém, passados meses, a fiação continua emendada.

A senhora Ivonete Silva, que reside também no local, mostrou para a reportagem o local da emenda feita no fio elétrico, inclusive passa sobre o varandado da casa dela, ou seja, o risco de uma eminência tragédia é constante. Ela falou que está temerosa que a fiação quebre novamente, principalmente chegando a época de chuva e ventos fortes. “Estou com medo de que o fio quebre novamente e cause uma tragédia, inclusive a rede de alta passa sobre o meu varandado”. Disse dona Ivonete.

Os moradores estão solicitando que a Coelba faça a remoção da rede de alta tensão para a rede que passa próxima a atual. Segundo informações, a rede elétrica é antiga, com mais de 40 anos, já se encontra com fios desgastados, aumentando assim, o risco de tragédia.

No local passa outra rede de alta, facilitando a Coelba a mudança sem gastos altos. Moradores aguardam uma solução por parte da Coelba o mais breve possível, antes mesmo da chegada do inverno. Levando-se em consideração que a rede de alta passa sobre as propriedades e que pode causar tragédias, faz-se necessária a remoção da rede, para salvaguardar a integridade e a vida dos moradores.

Há cerca de quatro anos, ocorreu um acidente com essa mesma rede na zona rural, na localidade da Fazenda Juazeiro, quando um fio de alta quebrou e atingiu uma senhora, inclusive em decorrência desse acidente ela ficou com graves sequelas, amputando uma das pernas. Os moradores esperam que a Coelba faça a remoção da rede, para evitar que fato semelhante aconteça com alguém que reside ou que passe no local.

No último fim de semana, domingo, 23, na localidade denominada de Fazenda Espinho, zona rural de Irará, um homem e um cavalo morreram eletrocutados devido um fio de rede de alta tensão cair em uma poça de Água e atingir a vítima e seu cavalo, ambos morreram instantaneamente. Se faz necessário a Coelba fazer uma revisão geral nas redes de alta em Irará, devido à idade das mesmas, em alguns casos ultrapassam 40 anos de existência sem a devida manutenção e/ou remoção das antigas com urgência para evitar mau maior.

Veja fotos:

Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares
Blog de Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights