Irará: Registros de ocorrências de golpes virtuais cresceram bastantes nos últimos dias

Nos últimos 90 (noventa) dias, golpes virtuais cresceram absurdamente no município de Irará, as vítimas, são homens e mulheres, que caíram no golpe de estelionato por meios de fraudes virtuais (mensagens e/ou telefonemas).

A principal técnica utilizada por golpistas para roubarem suas vítimas é chamada de Engenharia Social. Basicamente, ela utiliza a psicologia para manipular as pessoas. O objetivo é o de levar o indivíduo a realizar determinadas ações, como: fazer depósito bancário, fornecer dados do cartão de crédito dentre outros a fins.

Conforme levantamento feito pela reportagem do Blog de Tavares, foram registradas cerca de 30 Ocorrências de Estelionato por meio de fraudes virtuais, principalmente telefonemas ameaçadores. As ocorrências começaram a aumentar de 01 de junho de 2023 pra cá (até desta publicação). Um dos golpes mais comuns registrados, são telefonemas de golpistas se passando por chefes do tráfico, acusando a pessoa de prejudicar o comércio de drogas e exigem que a vítima deposite uma determinada quantia em favor do suposto traficante

Outro golpe comum, o golpista liga para a vítima, e diz que sequestrou algum parente dela e exige uma quantia em dinheiro, alegando matar o parente da vítima, caso não faça a entrega do dinheiro.

Nessa matéria elencamos alguns golpes praticados pelos meliantes.

Veja os principais golpes registrados na Delegacia de Polícia Territorial de irará, nos últimos 90 dias:

Ameaças do tráfico – Criminosos entram em contato com a vítima alegando que são da “facção” e passam a fazer ameaças a vitima chamando as mesmas de “caguete”, “x9”, “que a facção tomou prejuízo”, “Talarico”, que a vitima se relacionou com alguma “mulher de traficante” e que pra não morrer ou ter a casa invadida terá que pagar certas quantias via pix.

Venda de veículo OLX / Facebook – O criminoso faz uma cópia de um anúncio verdadeiro e passa a negociar com o vendedor e um possível comprador, por meio de ardis consegue pôr os dois frente a frente, e com informações falsas induz o comprador a fazer transferências e depósitos em contas “laranjas”.

Boleto Falso – Enviam boletos de empresas de cartão de credito, prestadores de serviços e outros. Sempre desconfiar de boletos recebidos por e-mail ou wattsApp.

Garota do Instagram/Facebook que envia “nudes” – A vítima acessa uma conta com fotos de mulheres no Instagram ou Facebook, onde o criminoso pede um contato do wattsApp, depois passa a mandar falsos “nudes”, quando a vítima acessa, passa a ameaçar se passando por “policiais” ou “traficantes” pedindo dinheiro via pix.

Golpe do PIX premiado – entram em contato com a vítima solicitando pix, para receber em dobro ou o triplo do que investiu.

Mensagem se passando por familiar ou falso sequestro – Criminoso entra em contato com a vítima por wattsApp, com fotos e informações de familiares pedido dinheiro emprestado, ou para pagar contas, passa uma chave pix para pegar o dinheiro ou alegam que alguém da família foi sequestrado e precisa pagar o resgate.

Estes foram os principais golpes executados por meliantes em vítimas na cidade de Irará no período já citado. Porém, outros golpes acontecem, não tão comuns como os ja citados, mas, acontecem com frequência em outras cidades, como: falsa Central de atendimento; golpe no whatsApp; link falso/phishing; golpes com boletos e Roubos de dados armazenados no celular.

Caso aconteça algumas tentativas desses golpes com você, nunca faça depósitos ou transferência sem antes manter contato com o familiar, para se certificar que o seu parente (filho, irmão, pai, mãe… Esteja bem.

Antes de fazer qualquer transferência, deposito, pagamento ou pix procure a Delegacia de Polícia Civil, onde será orientado como proceder.

Fonte: DT-Irará

 

Clique aqui e se inscreva em nosso canal no Youtube 

Blog de Tavares no Youtube. 

Blog de Tavares no Instagram 

Blog de Tavares no Twitter 

1 comment on “Irará: Registros de ocorrências de golpes virtuais cresceram bastante nos últimos dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights