A independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, d. Pedro I proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.
Em alusão a esta data importante a nossa nação, na manhã desta quinta-feira, 7 de Setembro, aconteceu em nosso município de Irará o desfile da Escola Municipal São Judas Tadeu, alunos do CPM e de outras escolas da rede municipal, desfilaram pelas ruas da cidade, puxados pela banda da Escola São Judas Tadeu. O desfile saiu da própria Escola, percorrendo ruas seguindo até a praça Maria Bacelar, onde se localiza a prefeitura municipal e encerrou-se após entoação do Hino Nacional pela Filarmônica 25 de Dezembro que mais uma vez abrilhantou o evento.
Participaram do desfile, além de alunos da Escola Municipal São Judas Tadeu (CPM), a Filarmônica 25 de Dezembro, além de policiais da companhia, em viaturas de quatro e duas rodas e os desbravadores adventistas dos 7º Dia e Clube de Desbravadores Árvore da Vida, que fizeram uma belíssima apresentação isolada para o público em frente à prefeitura.
Um fato que chamou a atenção, uma ala do desfile composta por alunos do CPM abordou a questão da segurança no trânsito com frases em cartazes: “Unidos pela liberdade e pela segurança no trânsito”, “Segurança no trânsito é uma via de mão dupla”; “Pedestre você também faz parte do trânsito”, além de várias placas de sinais de trânsito conduzidas por alunos, com o objetivo de conscientizar a população da necessidade de respeitar os sinais e normas do trânsito.
Findado tradicional desfile cívico-militar em comemoração à Independência do Brasil, em Irará, ocorreu o hasteamento dos pavilhões municipal, Estadual e Nacional em frente da sede da Prefeitura Municipal, pelo Presidente da Câmara de Vereadores; Capitão PM Thiago Vaz e o prefeito Derivaldo pinto, respectivamente, seguido de discursos e pronunciamentos, da professora Anilce Anunciação, Genivaldo, presidente da Câmara de vereadores e pôr fim do prefeito Derivaldo Pinto.
Outro fato importante, foi a participação da guarda municipal e dos monitores de trânsito, que também deram suas contribuições ao desfile, tanto no fechamento das ruas e avenida, quanto na participação direta com a sua formação e acompanhamento de todo evento.
Foi destaque também a apresentação da Filarmônica 25 de Dezembro que executou o Hino Nacional Brasileiro regida pelo maestro Levi, a Banda da Escola Municipal São Judas Tadeu regida pelo professor Neilton e Clube de Desbravadores Árvore da Vida.
Além do público, participaram do evento, vereadores, secretários do município e outras autoridades civis e eclesiásticas.