Em sessão solene realizada na manhã de sexta-feira (19), vereadores de Irará homenagearam e entregaram honrarias, a políticos e cidadãos e cidadã com histórias desenvolvidas no município de Irará ao longo dos anos. As homenagens prestadas pelos vereadores, fizeram justiça, além de reconhecer os trabalhos prestados durante anos à comunidade Iraraense.
A primeira a receber as homenagens dos Edis, foi a senhora Thereza Amância de Jesus, 86 anos, por indicação e Resolução de número 09/22 de autoria da vereadora Léa de Rosalino, dona Thereza recebeu a Comenda de Mérito Cultural, ela, a única “baiana” que vive entre nós, que no passado em companhia de muitas outras amigas, deram vida a lavagem de Irará, em seus cortejos, todas trajadas de baianas, com seus adereços e indumentárias e coloridas fizeram a alegria das pessoas durante os desfiles da hoje, tradicional Lavagem de Irará, ela representa a história viva dos festejos realizados todos os anos, em comemoração ao aniversário da Padroeira de Irará, Nossa Senhora da Purificação dos Campos. Dona Thereza, com a saúde debilitada não participa mais ativamente dos festejos, mas, representa bem as “baianas”, que participaram, que participam hoje e que participarão nos próximos anos da maior festa do município.
Margarida, sua filha, que a acompanhou, em virtude de suas condições de saúde, em seus agradecimentos, emocionou a todos os presentes, citando momentos inesquecíveis vividos por ela (mãe) nos festejos, e as dificuldades encontradas em sua trajetória de vida, deixando para todos nós um rico legado e de muita emoção.
Os homenageados seguintes foram os políticos: Ex-prefeito de Salvador, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto (ACM Neto), agraciado com uma Comenda de Mérito Legislativo, conforme Resolução de nº 02/22, de autoria do Vereador Luiz Severino (Jarro de Zezito), pelos serviços prestados ao município. O senador Ângelo Mário Coronel de Azevedo Martins, também foi homenageado com uma Comenda de Mérito Legislativo, por Resolução nº 03/22, de autoria do Vereador Carlos Cesar. Ambos os homenageados não compareceram para receberem suas honrarias. O vereador Luiz Severino justificou a ausência de ACM Neto, enquanto Ângelo Coronel, nem mesmo o vereador autor da indicação se fez presente à sessão para justificar a ausência do homenageado para receber a tão importante honraria. Ambos, virão em data oportuna para receber as placas honoríficas.
Na continuação da sessão, dois Títulos de Cidadãos Iraraenses foram conferidos ao serventuário da Justiça, (escrivão do Fórum de Irará), aposentado, Élcio Menezes de Souza. Élcio trabalhou por muitos anos na cidade de Irará, como ele bem disse, foi professor, escrivão na Delegacia de Polícia, chefe de Posto da Coelba e por fim, escrevente judiciário, servindo a Comarca de Irará, onde prestou relevantes serviços às comunidades de Irará, Água Fria, Santanópolis, Pedrão e Ouriçangas, com um saber extraordinário sobre sua função e na polidez e trato com as pessoas, Élcio desenvolveu o seu trabalho, fazendo amigos, tanto com os seus pares e chefes, quanto para com o público de forma geral, foi um gentleman. A honraria recebida teve como autoria da Resolução nº 06/22 do Vereador João Cruz, que em sua fala, chegou a dizer que Élcio foi o primeiro computador humano, diante de tanta sabedoria. Élcio em seus agradecimentos, falou sobre sua vida pregressa, sua luta e sua desenvoltura nos cargos em que ocupou, com muita sapiência. Disse ainda, que já se sentia cidadão Iraraense desde quando aqui chegou, oriundo da cidade de Água Fria, mas, que o título ora recebido, o deixou muito feliz e realizado de receber essa nova identidade, que o torna de fato e de direito um legítimo Cidadão Iraraense.
Outra personalidade a receber Título de Cidadão, Roque Carneiro de Oliveira, conhecido como Roque da Gazeta, fundador da “Gazeta de Irará” nos idos de 80, com uma escrita que lhe era peculiar enriquecia e dotava os moradores de Irará e região de informações com uma pitada de humor, Roque funcionário público desenvolvia sua função como Guarda da antiga Sucam, onde permaneceu por muitos anos, mesmo com o trabalho árduo na Sucam, encontrava e dedicava preciosas horas para fazer o seu informativo mensal, deixando a todos na expectativa do que ele postaria, quais informações chegariam a população. Roque da “Gazeta”, foi agraciado pelo Título de Cidadão Iraraense por Resolução nº 07/22 de autoria do Vereador Joelson Dantas, a quem Roque agradeceu em sua fala.
Fechando a manhã de honrarias, a escritora Iraraense, membro da Academia de Letras da Bahia, Hildete dos Santos Cordeiro, foi agraciada com a Comenda de Mérito Cultural, através Resolução 01/23, de autoria do vereador Joelson Dantas. O vereador citou a importância do trabalho cultural desenvolvido por Hildete; enquanto, a agraciada em poucas palavras, resumiu a sua trajetória como acadêmica e filha de Irará, agradeceu ao vereador Joelson e demais Edis da casa por proporcionarem tamanha honraria e alegria.